Acredito que todo ser humano já deve ter lido ou ouvido, pelo menos uma vez na vida, a estória da “Chapéuzinho Vermelho”. É um história sobre uma menina que sai de casa para ir à casa da avó. Certo? Errado!!
A estória realmente tem a ver com desejo, sexo, repressão e ciclo menstrual. Mas claro que de primeiro momento, isto é, se é uma criança quem está interpretando, aí sim vem a moral de não desobedecer aos pais e não falar com estranhos.
O psicanalista Erich Fromm interpretou o conto como um enigma referente ao inconsciente coletivo na sociedade primitiva e decifrou-o "sem dificuldade", decodificando sua linguagem simbólica". A história diz respeito à confrontação de uma adolescente com a sexualidade adulta, explicou ele. Seu significado oculto aparece através de seu simbolismo - mas os símbolos que ele viu, em sua versão do texto, baseavam-se em aspectos que não existiam nas versões conhecidas dos camponeses, nos séculos XVII e XVIII. Assim, ele enfatiza o (inexistente) chapeuzinho vermelho como um símbolo da menstruação e a (inexistente) garrafa que levava a menina como símbolo de virgindade: daí a (inexistente) advertência da mãe, para que ela não se desviasse do caminho, entrando em regiões ermas, onde poderia quebrá-la. O lobo é o macho. E as duas (inexistentes) pedras colocadas na barriga do lobo, depois que o (Inexistente) caçador retira a menina e sua avó, representam a esterilidade, a punição por infringir um tabu sexual.
A cor vermelha, símbolo das emoções violentas e do sexo, é a tônica que colore todo este conto. Segundo o genial psicanalista Grodeck, “o Chapeuzinho é o símbolo do prepúcio masculino uma transferência prematura da atração sexual”, que é acentuada pelo fato de a avó estar velha e doente, demais até para abrir a porta, acrescenta o psicólogo Bruno Bettelheim. Bettelheim prossegue: “A pessoa imatura, que ainda não está pronta para o sexo, mas é exposta a uma experiência que suscita fortes sentimentos sexuais, recais nas formas edípicas de lidar com ele. A pessoa só acredita então que possa vencer no sexo livrando-se dos competidores mais experientes - daí as instruções específicas que Chapeuzinho dá ao lobo para que este chegue á casa da avó. É como se estivesse dizendo; Deixe-me sozinha,vá ter com vovó que é uma mulher madura; ela será capaz de lidar com o que você representa, eu não sou.”
A psicanálise é tão complexa.... mas gosto mto de ler essas colocações! Texto inteligente, vocabulário abrangente ;) cada dia este blog está melhor!
ResponderExcluiruau... nunca nem imaginei a possibilidade de uma leitura intail ser carregada de mensagens subliminares... mas tb acho q é um pouco além do que se vê... se pensarmos assim, a Xuxa me dá medo e aqueles seus infinitos DVDs só para baixinhos... realmente me causa espanto quando ela canta: cinco patinhos foram passear e depois nenhum volta... que coisa macabra!
ResponderExcluir